Palestra de Fabio Novembre – Casa Cor Stars



A vinda do Arquiteto e Designer italiano ao Brasil trouxe conhecimento e uma visão inspiradora para os profissionais da área. Fabio começou sua palestra elogiando intensamente nossa pátria, agradecendo ao convite e reforçando a importância que nosso país encontra no cenário mundial.



As imagens de sua apresentação, simples e modesta, mesclam entre seus projetos e obras que o inspiram. Justificou que é mais importante mostrar a inspiração e o porquê do desenho do que o projeto final em si.
“Não importa o destino final, e sim a viagem”


Ele demostrou ao longo do seu discurso uma imensa semelhança com o nosso Arquiteto Oscar Niemeyer, isso porque enfatizou que sua grande fascinação é a mulher e as curvas do seu corpo. Nosso Arquiteto foi o único do ramo mencionado por ele, no final, ao longo de toda a palestra.



Explicou que busca constantemente associar o corpo humano as suas obras, pois acredita que esta seja uma forma de dar alma ao objeto.
“... é como ter uma companhia, a peça esta ali te observando e presente com você.”

Disse também que cada peça precisa ter sua identidade e ser incompleta, pois o usuário é a peça final do quebra-cabeça.
“ A pessoa ao sentar, pegar ou observar, finaliza a composição da obra de Arte”



Mostrou muitas obras fantásticas que fez para a Empresa Bisazza, uma danceteria extremamente inspiradora que se chama Divina Discoteque e tantas outras ao redor do mundo que deixaram todos na plateia admirados e de boca aberta (literalmente). Na minha frente estava a Arquiteta Brunete Fraccaroli que não tirou os olhos da tela por toda a apresentação. Mostrou o trabalho de vários fotográficos fenomenais, relacionou algumas obras com pinturas neoclássicas e indicou o filme BEING THERE de PETER SELLERS.



Fábio Novembre demonstrou que humildade e simplicidade são ingredientes indispensáveis do sucesso, disse que seu trabalho é seu oxigênio e que o mais importante na profissão é inverter os papéis, quebrar paradigmas e resgatar a imaginação infantil que é tão valiosa.
Uma de suas ultimas frases, solta em uma de suas respostas no debate, foi:
“Os engenheiros sabem tudo, mas apenas isso.”